quinta-feira, 27 de maio de 2010

O mistério das Pirâmides do Egito

 Não existem registros escritos que expliquem como as pirâmides foram construídas e, portanto, tudo o que se diga a respeito não passa de especulação, ainda que baseada em indícios. Heródoto tentou explicar as construções, vários pesquisadores tentaram decifrá-las, atualmente os egiptologistas acreditam que aquele monumento foi edificado por um número menor de trabalhadores do que acreditava Heródoto (100 mil aproximadamente), porém as grandes Pirâmides ainda se revelam como um grande enigma para a humanidade.
A tecnologia usada na construção destas gigantescas obras impressionam os cientistas atuais, o mesmo se observa com alguns mistérios ainda não solucionados. Por exemplo: algumas das medidas desses monumentos revelam um uso exato de Pi. A altura da pirâmide de Kéops, por exemplo, é igual ao perímetro da sua base dividida por 2 Pi. Uma vez que o conhecimento matemático dos antigos egípcios não era suficiente para que eles chegassem a resultados como esse por meio de cáculo, os estudiosos acreditam que tal precisão foi alcançada empíricamente. Outro ponto curioso nas Pirâmides é a sua orientação exata com relação aos pontos cardeais, uma vez que a bússola era desconhecida dos antigos egípcios. Mas o maior de todos os mistérios é, sem dúvida, o transporte dos enormes blocos. As pedras do revestimento da Grande Pirâmide pesam, em média, duas toneladas e meia cada uma, mas isso é pouco. Algumas delas chegam a pesar 15 toneladas, mas isso também é pouco. As lajes de granito do teto da câmara mortuária da mesma pirâmide pesam 50 toneladas e, se você ainda acha que é pouco, saiba que algumas das pedras mais pesadas encontradas no templo mortuário de Miquerinos pesam cerca de 200 toneladas! E não podemos esquecer que todas as pedras dessa lista tinham que ser embarcadas e desembarcadas de balsas e elevadas a alturas consideráveis com relação ao solo.Visto que alguns acreditam que elas vieram por via fluvial. Navegar com esses megálitos exigia um perfeito controle de enormes e pessadíssimas balsas lotadas, em um rio de correnteza rápida e com bancos de areia em alguns trechos, sem dúvida uma operação arriscada que requeria grande habilidade. No transporte por terra provavelmente usavam o mesmo método, qualquer que fosse o tamanho da pedra: o arraste. Apenas a quantidade de homens variava conforme o peso a deslocar.

Um comentário:

Anônimo disse...

oieeeeeeeeeeeeeee
meu name é puc