sábado, 3 de abril de 2010

Masdar: uma cidade "verde" no deserto

O Governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, anunciou ter começado a construção de uma cidade "verde" na periferia da capital do país. Chama-se Masdar ("fonte" em árabe) e deverá abrigar, quando ficar pronta, cerca de 50 mil pessoas e 1,5 mil estabelecimentos comerciais.
Será construída a maior fonte de energia fotoelétrica (conversão direta de energia solar em energia elétrica) do mundo. A água será fornecida por uma usina de dessanilização movida a energia solar. Espera-se que ela seja reaproveitada, o que permitirá que o consumo na cidade seja metade da média nos Emirados Árabes. Para se locomover, os residentes vão usar, em vez de carros, vagões sem condutores que vão circular em trilhos magnéticos. De acordo com o planejamento urbano, nenhum pedreste terá de andar mais de 200 metros para ter acesso ao transporte público. A maioria das ruas terá apenas 3 metros de largura e 70 metros de comprimento para facilitar a passagem e incentivar a caminhada. Masdar também não terá desperdício, já que a previsão dos engenheiros é de 99% do lixo seja reciclado ou transformado em compostos.
O projeto está sendo acompanhado de perto pela organização ambientalista WWF, responsável pelo programa One Planet Living, e pela consultoria ambiental BioRegional. O objetivo é estabelecer um marco para a urbanização sustentável no mundo. Para mais informações ver: revista Horizonte, ou acesse: www.horizontegeografico.com.br.

Nenhum comentário: